domingo, 6 de maio de 2012

O Que os Autores Levam em Conta na Hora de Montar um Elenco - Parte 01


Montar elenco não é nada fácil, ainda mais levando em consideração a grande quantidade de atores e atrizes já registrados no Banco de Atores, mas se tem uma profissão neste mundo que não está em falta, é a profissão de ator/atriz, por isso, sempre tem aquele ator/atriz esperando um espacinho na sua série. Mas o que levar em consideração na hora de escalar um elenco? Somente a popularidade do ator importa? A atuação do ator tem importância em uma série virtual? Convidamos um grupo de autores virtuais para nos contar o que eles levam em consideração na hora de montar o elenco de sua série.


Diego Caetano
Autor de Lies e Mente Assassina
Cada autor tem uma forma de fazer sua escolha de elenco, podendo ser antes mesmo de escrever a serie ou após a mesma estar escrita. Alguns fazem o personagem já baseados naquele seu ator ou atriz de preferência, utilizando de características do mesmo para compor o personagem. Outros escolhem os atores após já conhecer o personagem e avaliar quem se encaixaria melhor em determinado papel.

Ao escrever Lies, tive a oportunidade de primeiro escolher os atores para o elenco principal e depois escrever os personagens. Considero que tive sucesso. Aqueles que tive que escolher os atores/atrizes para preencher personagens que já estavam escritos, foi bem mais complicado. Se formos considerar a alegada “escassez” de artistas disponíveis no mercado virtual, a primeira opção deveria ser seguida por todos.  Mas esta escassez existe mesmo ou é apenas conversa de quem deseja ter os queridinhos do momento ou os astros de Hollywood? Peguei-me pesquisando recentemente e ficariam surpresos de quantos astros ainda não estão cadastrados no banco, enquanto isso, o que já recebi de pedido para liberar alguns atores que tenho cadastrado é impressionante. 

Já pararam para pensar em como americanizamos tudo? Até em nossa criatividade? Contamos nos dedos os atores brasileiros cadastrados e que tem destaque nas séries virtuais. Como em toda matéria que escrevo, gosto de citar exemplos e destacar o que tem de bom. Novamente destaco Cristina Ravela e sua série Raiza. A série possui em seu elenco principal a maioria de atores brasileiros, sendo a protagonista a brasileira Maria Flor, além de participações e papéis coadjuvantes. Outro novato, Hércules Barbosa de Killing Law, utilizará a mesma forma utilizada por Cristina, tendo os astros brasileiros Wagner Moura, Selton Mello e Rodrigo Santoro. Puxando um pouco a sardinha para meu lado, destaco minha próxima série denominada como Mente Assassina, a série terá todo o elenco brasileiro, diferenciando-se das outras séries que acompanhamos. Uma inovação? Talvez nem tanto, mas quem sabe um começo.


Juliana Mayer
Autora de Dirty Little Secrets e Our Town
Eu detesto montar elenco, confesso sem culpa ou receio. É estressante e desgastante, mas quando você finalmente consegue é ótimo também. Muitas coisas devem ser levadas em consideração quando você vai escolher seu elenco, mas cada um tem suas preferências e gostos. Quando eu comecei, não conhecia muitos atores, apenas os da mídia e fiquei louca quando fui montar meu primeiro elenco e não tinha praticamente ninguém de quem eu queria liberado.  Então veio a parte do estresse.

Os atores na mídia eram sempre os que me chamavam atenção, como eu disse e eu não conhecia mais nenhum, pelo menos nunca tinha dado a devida atenção a outros. Então aos poucos, com a ajuda do Maurício Cândido Jr. eu fui conhecendo outros atores e saindo da minha “bolha” de atores famosos. Vi que tinham muito a ser levado em consideração, como se o autor combinava com seu personagem, se ele tinha fotos para promos e claro, levar sim a fama dele em conta, mas não tanto. Aos poucos eu fui começando a entrar no mundo das séries de TV, o que ajudava muito no elenco. Série como "90210", tem um ótimo elenco e ela não é tão conhecida como "Gossip Girl".

Finalmente meu primeiro elenco foi montado, eu não tinha muitos atores conhecidos, mas tinha um bom elenco e não podia negar, mas aos poucos minha vontade e compulsão de ter famosos tomou conta de mim e fui substituindo cada vez que havia oportunidade. Não recomendo isso, pois você se acostuma com tal ator/atriz no papel e é difícil mudar, conselho de quem já sofreu na pele. Então, não leve em conta apenas suas preferências por mídia e sim às disponibilidades. Você pode ter um bom elenco, não tão famoso. Meu segundo elenco também não foi nada fácil de ser montado, mas foi menos complicado do que o primeiro, então boa sorte aos novos autores que querem montar elenco e levem em consideração o que eu disse e assim terá um bom elenco caso não haja disponibilidade do que você quer.


Paullo Torquato
Autor de Afterlife e Open Bar
Montar o elenco é fator decisivo logo após ter definido o nome e sinopse da série. É a partir dele que você vai montando umas promos, imaginando o logo e criando a série na sua mente. Portanto, acredito que seja a parte mais essencial para que aquela coisa toda comece a funcionar e tomar forma, assim, depois de uns episódios, ela já seja algo abstrato que se escreve sozinho.

Eu sempre tento manter um equilíbrio entre atores famosos e aqueles que não tem tanto espaço na mídia. É bacana procurar nos elencos de séries menos prestigiadas e em participações especiais nos sites como o IMDB. Geralmente, eu demoro um tempo enorme entre criar o conceito da série e começar a escrevê-la definitivamente, isso me dá um espaço bacana pra escrever umas cenas de base, imaginar o elenco a partir delas e começar a verificar se os atores estão disponíveis. Outra sugestão legal é testar a compatibilidade dos atores com papéis que eles não estão acostumados, como por exemplo, a Mandy Moore, protagonista da minha série Afterlife, era conhecida por filmes de romance e drama, mas precisa interpretar uma detetive particular cheia de complexos e com uma personalidade forte na série. Hoje, não vejo mais nenhuma atriz no lugar dela, pra mim, Mandy Moore é Brenda Jones, ponto final.

Toda a parte conceitual da série sempre me atraiu muito. Imaginar a ideia principal, criar a sinopse, selecionar o elenco, os nomes dos episódios... Isso ajuda (e muito!) a estabelecer aquele enorme amor que todo autor tem por suas criações. Você passa a imaginar a série inteira na sua mente, vive criando novas reviravoltas e situações interessantes. A série faz parte de você. E isso é um dos melhores sentimentos que envolvem a criação de uma série virtual, quem escreve sabe.


-XX
Autor de Route 91
Uma das coisas que aprendi ao longo do tempo em que estou na Beta é que montar um elenco de uma série é um processo trabalhoso. Escolher um ator para fazer parte do seu time de elenco é algo que necessita de trabalho, pesquisa e disposição. 

O primeiro passo, não é pensar no ator e sim na personagem. Descreva sua personagem, veja como você quer que ela seja, faça as modificações necessárias em sua formação e depois de tudo formado, inicie a busca pelo ator. Tente não criar um personagem baseado no material do ator, pois caso isso aconteça, o personagem acaba não se adaptando ao contextual da série, e com isso, você terá vários problemas, como não conseguindo visualizar seu empregado determinando algumas ações de sua criação. Agora você deve estar se dizendo “procurar é fácil, agora achar um disponível é que é difícil”,a dica que eu dou é não buscar logo de cara por atores que são a “febre do momento”, existem vários atores que já foram as tais “febres do momento” e que hoje estão disponíveis e possuem de um material estrondoso para aquilo o que você quer no seu trabalho. 

Baseando-se em seu personagem, assista á vídeos e filmes na busca de algum ator que consiga suportar a maioria das cenas que você planeja para a personagem. De ultima forma, se você não seguiu aos meus conselhos e criou uma personagem baseada em algum ator, verifique se o mesmo está disponível, caso esteja, boa sorte! Caso contrário, localize o autor da série em que consta o ator e reze pela liberação. Desejo á todos os novos autores uma boa sorte e, se tudo der certo, vemo-nos nas premiações por ai.

E ai, gostaram das dicas? Anotaram tudo? Calma que ainda tem mais. Na semana que vem tem a segunda parte do especial e com certeza novas ótimas dicas serão dadas por mais uma leva de autores. Fique ligado no Blog Flashback, e até semana que vem.

0 comentários:

Copyright © 2012 Flashback.
Blogger Template by Clairvo